Tudo é culpa do diabo

Tudo é culpa do diabo!
As maldades desse mundo,
tanta morte, guerra, doença,
falta de recursos naturais,
é fome, é educação ruim,
governo corrupto, coisa do cão.

Tudo é culpa do diabo!
Estou desempregada há meses,
meus filhos vivem com o pai,
o cafajeste me traiu
com a vizinha da esquina,
que mau olhado.

Sempre trabalhei de maneira
relaxada, não firmo emprego nunca.
Quem educa é a escola,
meus filhos que se virem
se eles preferem o pai deles.
Tudo é culpa do diabo.

Tenho faltado à igreja
e quando vou quero fofocar
sobre a vida dos irmãos.
Não oro, a bíblia não leio
e o bem não pratico.
Tudo é culpa do diabo?

Sou egoísta e orgulhosa,
não quero mudar, nem tente.
Só quero uma vida melhor
pelo meu esforço pessoal.
Mas, não dando certo, aí sim,
tudo é culpa do diabo.

Parando eu para pensar,
o que o diabo tem a ver
com o que acontece
na minha vida? Acho
que sei de quem é a culpa,
a mim ela me pertence.

A consequência dos meus atos
são mais do que merecidas.
Assumo minha responsabilidade.
Não foi o diabo, fui eu mesma
e enquanto delegar a culpa ao outro
ficarei na mesma situação.

Quão bom seria de houvessem
epifanias assim por toda a sociedade!
Uma mentira a menos a desmascarar.
É por isso que eu escrevo, pra
que você venha a se perguntar:
tudo é culpa do diabo?

Natanael Melo